A MINHA POESIA - A MINHA VIDA

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

POEMA MAR DE SÃO VICENTE (SP)



 MAR DE SÃO VICENTE (SP) 

Por um dia mudo de continente
Desejo viajar por esse mundo afora
Mar de São Vicente
Visto que o meu país se confronta numa diáspora
Refugio-me nos mares, junto onde lutou gente
O que para hoje seria metáfora
Senhora do Mar, esse que nunca me atormente
Onde os índios viram perecer a aurora
O mar da ilha de São Vicente
Em mil quinhentos e dois aquele passou à diáfora
Presentemente em linha recta, ó gente
Posso ir apreciar as virtudes, do mar na hora
Mar raso, espraiando-se, com espuma reluzente
Senhora do Mar, mira sem demora
De ver beleza serei conivente
Adoro os deuses, aqui e agora
 Por me proporcionarem um mar tão belo e transparente
Deuses que tiveram a previsão outrora
Face ao mar do promontório, no cabo de S. Vicente
A ponta mais ocidental da Europa, do perigo que ali mora
Senhora do Mar intercede a me deslocar, para calor ardente
Como se apresenta o de SP – Revelador
Mar de São Vicente
Deuses me conduzam sempre a mares de amora
Mares de outro continente
Mar de São Vicente! 

Daniel Costa



 



 

10 comentários:

Ivone disse...

Que lindo poema, bem inspirado, lindo mar de São Vicente, minha São Paulo, tem lugares lindos, amei ler e ver amigo poeta!
Abraços!

Anne Lieri disse...

São Vicente é uma cidade muito pitoresca e deliciosa! Ficou belíssima sua poesia! Abraços,

Anónimo disse...

SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
BOM DIA !!!!!!!!
POETA DE MUITOS E ESCRITOR DE TODOS !!!!!
A cada nova visita é sempre um novo poema de uma mente inquieta, que não para, está sempre viajando e ancorando junto da Senhora do Mar.
Viajando nesta vasta praia encontro nesta baixada santista,neste lindo mar,mais um poema que só podia ser do poeta trovador.Ao ler na integra lembrei-me do poema IMENSO BRASIL,que está no livro Poemas de um homem só,página (106).Onde a saudade dos amigos se fez muito presente naquele poema.Aqui usando metáforas o poema ganhou outra cor e outro tom.
Me emocionei ao ver a imagem que ilustra o poema,foi uma grande foto que não estão mais em meus álbuns,por conta de vírus.
Nesta grande revelação ao Mar de São Vicente,vejo que além Mar está muito próximo do nosso imenso Brasil.
Abraço grande poeta que emocionará os paulistas com mais esse poema.

Vera Lúcia disse...


Olá Daniel,

Não queira ser transportado para o calor de São Paulo. Lá, quando está quente, é quase insuportável. Todavia, no mar, é bem mais refrescante.
Conheço o mar de São Vicente. Quando era mais jovem, vivia passando férias por lá, pois um tio tinha um apartamento logo em frente ao mar.
Pena este dispersar em seu País. É preciso ficar e lutar por tempos melhores.
Gostei muito do belo poema e também da linda foto da Severa.

Abraço.

Lua Singular disse...

Oi Daniel,
Linda poesia!
Quando morava em Santo André tinha uma "kitinet" em São Vicente, mas frequentava as praias de Guarujá.
Depois vendi e voltei viúva para minha cidadezinha e refiz minha vida.
Beijos
Lua Singular
Tem resposta para você no meu blog.

Felisberto T. Nagata disse...

Olá, amigo Daniel
com certeza,a Senhora do Mar vai gostar muito dessa aprazível cidade litorânea de São Paulo,São Vicente, que comemorou 482 anos, dia 22 de janeiro. Conheço muito a praia de Itararé, já faz um tempinho que não passo por lá...Belo poema.
Agradeço pelo belo comentário em meu blog, Obrigado,Boa noite, bela sexta feira, abraços!

Evanir disse...

Daniel fiquei muito feliz em encontrar esse lindo poema .
São Vicente é um lugar lindo e completou mais de 400 anos nessa semana.
È uma festa maior que existe no mundo de teatro na areia.
Fica bem pertinho de mim sempre vou aos Domingos almoçar por lá onde ainda as refeições é uma das mais do que no Guarujá onde moro.
Amigo tirei fotos de todos os livros que ganhei logo posto no blog.
Vou deixar um convite para festa no meu blog terei um imenso prazer em receber sua visita.
Daniel você é um dos mais antigos amigos que tenho.
Ficarei feliz em ver o mimo aqui no seu blog.
Um feliz final de semana abraços,Evanir.

Carmem disse...

Lindo!

DADI SILVEIRA disse...

Sempre escrevendo bonito.

Bjss

Carla Fernanda disse...

Inspiração é isso. Beleza!!

Beijos amigo!!